Cotação actualizada ao minuto

(23-02-2017 às 23:25:04)

VALOR DE COMERCIANTE

História da Cunhagem

 

Cunhagem é o processo pelo qual as moedas passam para serem gravadas.

Cunhagem

Consiste em produzir a estampagem de um desenho em uma, ou ambas, as faces de uma moeda, utilizando para tanto um cunho. 

Em economia, cunhagem geralmente refere-se ao custo total da produção da moeda metálica, geralmente a cargo das autoridades governamentais e de países com reservas disponíveis para tal. 

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Cunhagem

A palavra francesa seignorage (francês arcaico, referente ao moderno seigneuriage) que significa em português "vantagem da cunhagem", faz referência a diferença [positiva] entre o valor de uma moeda e o custo de produzi-la e pode ser usada como analogia moderna em relação a posição dos Estados Unidos como emissor do dólar americano, moeda-padrão usada nos negócios internacionais.

cunhagemA história da cunhagem de moedas está interligada com a evolução dos métodos produtivos e das técnicas de metalurgia. No início as moedas eram cunhadas de forma artesanal, para realizar a operação o desenho a ser utilizado era gravado de forma "espelhada", em baixo relevo em uma bigorna. 

cunhagem

Em seguida o disco de metal, previamente aquecido, era pressionado sobre esta gravação com o auxilio de um punção, onde se aplicava a pressão necessária com um martelo, transferindo assim o desenho do cunho para o metal.

cunhagem

Este processo produzia moedas com um desenho gravado em apenas uma das faces.Num segundo momento o punção onde se aplicava a pressão foi substituído por outro cunho (este móvel e também gravado como o cunho fixo), este novo processo permitiu a cunhagem de moedas com gravações nas duas faces.

cunhagem

Este processo necessitava, porém, da força humana, o que tornava a produção de moedas uma atividade lenta.

cunhagem

Posteriormente no século XVI, este processo foi melhorado com a introdução do balancim , uma espécie de prensa na qual é possível fazer um esforço menor e produzir, no entanto, uma pressão maior e mais uniforme nos cunhos.

Já durante a revolução industrial a cunhagem foi aprimorada com a introdução de prensas a vapor, e posteriormente prensas elétricas. 

cunhagem

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Arlloufil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Partilhar