Cotação actualizada ao minuto

(19-01-2017 às 10:40:58)

VALOR DE COMERCIANTE

História do Paládio

 

A história do paládio está intimamente ligada à da platina e à dos outros metais do grupo da platina, como o ruténio, ródio, ósmio e o Iridio, uma vez que inicialmente esses metais foram encontrados juntos na natureza. 

paladio

 No ano de 1800, William Hyde Wollaston e Smithson Tennant, dois químicos britânicos, formaram uma sociedade com o propósito de refinar a platina. 

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

William Hyde

A primeira etapa para a purificação desse metal consistia na adição de água régia ao mineral bruto, o que gerava um precipitado preto e uma solução.

anel de paladio

Inicialmente a solução era desprezada, mas posteriormente Wollaston ocupou-se do estudo desta e descobriu dois metais:o paládio e o ródio.

paladio

Para realizar a separação do paládio dessa solução, era feita a neutralização e, em seguida, adicionava-se cianeto de mercúrio, o que gerava um precipitado amarelo. 

barras de paladio

Wollaston registrou em seu caderno a descoberta do paládio em Julho de 1802, inicialmente com o nome de Ceresium devido o recém-descoberto asteróide Ceres.

asteroide Ceres

No mês seguinte, ele o renomeou como Paládio devido ao planeta descoberto, Pallas, que tempos depois foi confirmado ser um asteróide.

Asteroide Ceres

Esse nome refere-se também à deusa grega Pallas (deusa da sabedoria) e, alguns autores acreditam que, de certa forma, Wollaston trocou o nome do elemento para também homenagear a deusa.

Deusa grega Pallas

Consciente de que os químicos do mercado europeu trabalhavam na mesma linha de pesquisa, Wollaston usou uma estratégia única a fim de não renunciar à sua descoberta científica e ganhar mais tempo para o estudo desse novo elemento. 

barras de prata

A sua estratégia consistiu no seguinte: em Abril de 1803, anonimamente, fez folhetos com o título "paládio, ou, nova prata... um novo metal nobre", que foram distribuídos na comunidade científica.

paládio

Estes continham informações sobre algumas propriedades do novo metal e informavam sobre algumas propriedades deste e informavam onde era possível comprá-lo (loja do Sr. Foster, um negociante de minerais). 

paládio

Mais tarde, Nicholson publicou esse folheto no Jornal de Filosofia Natural, Química e Artes, do qual ele era editor. O químico irlandês Richard Chenevix leu o folheto e suspeitou de fraude. 

paládio

Para comprovar a fraude, ele comprou todo o stoque do metal na loja do Sr. Foster e realizou muitos estudos, chegando à conclusão de que o material se tratava de uma liga de platina e mercúrio. 

paládioPara reforçar suas conclusões, ele enviou um pouco de material para químicos notáveis que, diferentemente de elementar como afirmava o folheto.

moléculas

Em Novembro de 1803, Wollaston confidenciou a descoberta do paládio para Joseph Banks, presidente da Royal Society, para tentar salvar a instituição de um possível embaraço, uma vez que Chenevix receberia a medalha Copley (prémio anual para a melhor publicação científica) por ter publicado a separação do paládio que, segundo Wollaston, estava errada.

protese dentária com paládio

Banks encontrou-se numa situação difícil, uma vez que Wollaston tinha pedido segredo. No entanto, mesmo considerando as observações feitas por Wollaston, ele deu a medalha a Chenevix. 

paládio

A reputação de Wollaston na comunidade científica foi prejudicada por causa desse episódio, e apenas e, 1805 foi oficialmente confirmada a descoberta do paládio por Wollaston. 

pulseira

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Arlloufil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Partilhar