Cotação actualizada ao minuto

(23-02-2017 às 23:24:26)

VALOR DE COMERCIANTE

O ouro e o papel moeda

 

Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego destes metais impôs-se, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor económico, mas também por antigos costumes religiosos.

Nos primórdios da civilização, os estudiosos da astronomia, ensinavam ao povo a existência de uma ligação estreita entre o ouro e o sol, a prata e a Lua. Isto levou à crença no poder mágico destes metais e no dos objectos com eles preparados.

A cunhagem de moedas em ouro e prata manteve-se durante muitos séculos, sendo as peças garantidas por seu valor intrínseco, isto é, pelo valor comercial do metal utilizado na sua preparação. Moeda de troca: uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias neste mesmo valor.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

 Avaliador Oficial

Na Idade Média, surgiu o costume de se guardarem os valores num ourives, pessoa que negociava objectos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo de ourivesaria. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efectuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem ao papel-moeda.

Durante muitos séculos os países cunharam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Estes sistemas mantiveram-se até ao final do século passado, quando o cuproníquel (liga metálica de Cobre-Níquel com até 30% de Níquel) e, posteriormente, outras ligas metálicas passaram a ser muito utilizados, passando a moeda a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor gravado em sua face, não dependendo do metal nela contido.

Com o papel-moeda a cunhagem de moedas metálicas ficou restrita a valores inferiores, necessários para troco. Dentro desta nova função, a durabilidade passou a ser a qualidade mais necessária à moeda. Surgem, em grande diversidade, as ligas modernas, produzidas para suportar a alta rotatividade do numerário de troco.

Historicamente, o ouro foi muito usado em grandes transacções, tais como pagamento por serviços militares e apoio às actividades do estado.

Já as moedas de prata, foram muito usadas em transacções de médio valor e como unidade de conta para impostos, direitos e contratos, as moedas de cobre representavam a cunhagem para transacções mais comuns. Este sistema de troca foi utilizado na Índia antiga desde a época de Mahajanapadas. Já na Europa, este sistema funcionou no período medieval pois havia pouco ouro, novos materiais eram introduzidos essencialmente pelo confronto e conquista.

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Arlloufil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Partilhar